sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Budismo - O Príncipe que Deixou o Palácio

O Budismo se desenvolveu na Índia como um sistema não conformista fora do Hinduísmo. Os budistas rejeitam de modo explícito a utilidade dos elaborados ritos Vedas e se recusam a aceitar o sistema de castas como obrigatório. Apesar dessas diferenças, no entanto, o Budismo compartilha muitas crenças fundamentais com o Hinduísmo, incluindo os conceitos de reencarnação, carma e a entrada no Nirvana, ou libertação absoluta.



A lenda de Buda



No século VI a.C., nasceu Siddartha Gautama, o filho de um rico e poderoso regente de um pequeno reino. Segundo a lenda, quando ele nasceu, um velho sábio previu que o príncipe se tornaria um asceta ou um monarca supremo.



O pai do menino, ansioso em garantir que o filho se tornasse o líder de seu reino e um grande guerreiro, procurou protegê-lo da realização da primeira possibilidade. Manteve o menino isolado do reino, dando-lhe uma vida de luxo supremo. O rei desejava que nada faltasse a seu filho - e que ele jamais procurasse outro tipo de vida além daquela, a de um monarca.



Quando jovem, Gautama se casou e se tornou pai. A lenda conta que aos 29 anos ele finalmente saiu do palácio. O Budismo explica que o protegido príncipe Gautama jamais vira velhice, doença ou morte até aventurar-se para fora da propriedade real. Essa jornada trouxe devastadoras revelações sobre o sofrimento humano. O príncipe encontrou um homem cujo sorriso refletia paz e contentamento. Gautama perguntou ao condutor da carruagem como o homem podia ser feliz em um mundo como aquele e foi informado que se tratava de alguém santo, que obtivera a completa libertação. A jornada chocou o príncipe e mudou sua vida para sempre.

Na próxima semana: Seguindo para o Ascetismo

Nenhum comentário: