sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Muitos nomes diferentes, algumas idéias familiares

Há inúmeras escolas religiosas de pensamento e algumas diretrizes comuns ainda parecerem fazer parte de todas elas.

Aprenderemos a respeito de algumas crenças-chave e princípios espirituais compartilhados por quase todas as expressões de fé discutidas.

Objetivos Semelhantes

Um muçulmano xiita segue um sistema de crenças muito diferente de um mebro da Igreja Ortodoxa Grega, que por sua vez segue um sistema de crenças muito diferente de um Zen budista. Mesmo assim, todos esses fiéis seguem um caminho espiritual e conseqüentemente abraçam certas idéias que, quando expressas abertamente e sem preconceito, iluminam e clareiam o caminho.

Verdades Antigas

A grande maioria das tradições reconhece que a mensagem fundamental transmitida aos fiéis não é nova nem única, mas antiga e não sujeita a mudanças. Isso nao significa que todas as religiões sejam idênticas. Muito pelo contrario! Mas é importante lembrar, ao começar sua "viagem" pelas religiões do mundo, que as grandes expressões de fé não passaram a existir sem preparação. A cultura e sabedoria tradicionais de um povo propiciam um contexto para a mensagem de um profeta ou o conselho de um sábio.

Nenhum comentário: